No Brasil o garimpo ilegal é um problema característico pela extração de minérios em terras indígenas ou em áreas maior que 50 hectares que ,logo, afeta negativamente o meio ambiente é e a economia. Diante deste cenário devemos analisar a: evasão fiscal e a degradação ambiental. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, para extração de minérios é necessário a introdução de mercúrio para a viabilização e separação dos demais sedimentos, porém o uso exagerado causa a contaminação e degradação de cursos d'agua e rios (Vírgula) que consequentemente afeta a fauna aquática (Vírgula) pondo (Reveja a sleção lexical) em risco as espécies aquáticas e no solo que deixa a terra impropria para o cultivo e reflorestamento (Melhore a apresentação dessa discussão). Por esses fatores que suas consequências são tão graves ao meio ambiente.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, com a a falta de fiscalização grupos de garimpo ilegal são beneficiados com grandes quantidades de minérios, logo vendem abaixo do preço, contudo para a economia isto é um prejuízo (Vírgula) já que o governo não irá receber o valor dos impostos arrecadados da atividade do garimpo ,logo, como consequência, o investimento de estruturas públicas, bem-estar da população e programas sociais não será executado. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, então, que o garimpo ilegal traz consequências inigualáveis no desenvolvimento econômico e na biodiversidade ambiental. Por isso o Estado deve desenvolver políticas e leis para o combate go garimpo ilegal, com a finalidade de melhorar a economia e proteger o meio ambiente. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 640
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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