No filme "Lorax: em busca da trúfula perdida", da Universal, mostra-se a destruição dos recursos naturais por conta do interesse do homem. No Brasil atual, o garimpo ilegal acarreta em uma situação similar, gerando assim preocupação acerca de seus impactos, como a degradação de terras de proteção ambiental e indígena, e a inexistência de retorno lucrativo para as comunidades locais. (Formulou a tese)
Em primeira análise, é preciso reconhecer os danos causados pelo garimpo ilegal em áreas de proteção. Segundo o físico Isaac Newton, "para toda ação existe uma reação", de acordo com esse princípio destaca-se que as intensas explorações de minério ocorridas em áreas protegidas pela Constituição federal, (Sem vírgula) provocam impactos para as comunidades e animais que vivem no território, por meio da contaminação das águas e destruição do meio ambiente, colocando em risco a saúde e integridade das populações. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que a atividade não promove lucro para os indivíduos locais. De acordo com o Instituto Escolhas (Vírgula) em um estudo, a exploração de minérios na Amazônia não promove avanços consideráveis para as massas regionais. (Explore mais essa discussão) Esse fato destaca que os lucros obtidos com a exploração ilícita, por serem encaminhados para poucos indivíduos, não alavancam a economia local ou outros setores como a saúde e educação, deixando a população a níveis miseráveis de pobreza e sem uma terra segura para viver. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apresentados, medidas devem ser tomadas para apaziguar os impactos do garimpo ilegal no país. Logo, o governo federal, por meio dos três poderes, (Especifique-os) responsáveis por executar, produzir as leis e julgar os cidadãos, devem promover projetos de lei que assegurem a real proteção e fiscalização das áreas que atualmente são alvo da prática criminosa, certificando punições coerentes e com penas que destinem restituições as comunidades regionais e ao meio ambiente, com a finalidade de pôr fim a atividade e garantir uma proteção ao território e seus habitantes. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |