A persistência do quesito socioeconômico e ambiental garimpo legal no Brasil hodierno - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 20/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Arcadismo foi um período literário cujo intituito era retomar o racionalismo e o antropocentrismo renascentistas. Dentre os mais célebres poetas desta época,destaca-se Manoel Maria Barbosa Du Bocage, o qual criticou diversos impasses sociais, econômicos e ambientais,dos quais destaca-se o extrativismo mineral.Dialogando com a contemporaneidade,o garimpo ilegal ainda persiste no Brasil. Nesse viés, cabe analisar as raízes socioeconômicas e constitucionais dessa problemática. (Formulou a tese)

Em primazia, faz-se necessário validar o impasse socioeconômico que representa a extração ilegal de minérios no contexto brasileiro atual. Nesse contexto, a otimização dos ganhos financeiros se erige como o supremo desígnio do garimpo, mesmo quando tal busca se dá à expiação do desolador aniquilamento do meio ambiente, o que ocorre por intermédio da invasão de territórios pertencentes a sociedades originárias já pré-estabelecidas. Consoante com o supramencionado, durante o período de 2016 a 2022, o aumento de devastação de terras indígenas registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foi de 58,4 hectares devastados em 2016 para 2409 em 2022. Em paralelo, dados fornecidos pelo mesmo relatório informam o aumento da mineração ilegal em 800% para o mesmo período. Dessarte, a maximização dos lucros na atividade garimpeira ocorre em detrimento das comunidades nativas. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o garimpo ilegal no Brasil conserva-se pela displicência na aplicação de penas.Condizente com o pensamento do empirista John Locke,o artigo 231° da Carta Magna brasileira garante o direito dos silvícolas de possuírem, habitarem e usufruirem de suas terras.Entretanto,a exploração de territórios indígenas por empresas mineiradoras é naturalizada pelo corpo social brasileiro e a legislação vigente não é executada integralmente,o que contribui para a reincidência do garimpo em áreas pertencentes aos povos originários.Logo,o combate à mineração ilegal é dificultado pela ausência de punição para quem executa tal atividade econômica. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se,portanto,que, apesar da existência de leis, como o artigo supramencionado da Constituição federal, o garimpo ilegal perdura na atualidade brasileira. Destarte,é notório que os Poderes Judiciário e Legislativo, órgãos responsáveis pela elaboração, integridade e execução legislativas, devem,por meio da legislação em vigor, punir adequamente aqueles que praticam o garimpo ilegal, a fim de que não haja a reincidência de tal prática. Ademais, o governo, órgão responsável pela manutenção dos direitos do cidadão brasileiro, deve, por meio do dinheiro arrecadado pelos impostos, fornecer benefícios fiscais a práticas de mineração que não invadam territórios indígenas,de modo a conciliar a economia brasileira com a qualidade de vida dos silvícolas. (Proposta completa)

 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200