O Brasil colônia e o garimpo ilegal. - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 20/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É de geral conhecimento que a mineração e extração de minas é um meio econômico muito eficaz, inclusive sendo a principal fonte de exploração de séculos atrás, quando a metrópole portuguesa veio ao Brasil e descobriu que havia ouro nas terras brasileiras. A junção dessa forma de trabalho aos outros se dá ao aproveitamento de minas locais, majoritariamente. Porém, essa mão de obra vem sendo usada de maneira ilegal, em sua maioria por parte de pessoas desesperadas por bens materiais, seja por necessidade ou por ganância, e acabam recorrendo ao meio ambiente. Contrariamente, essa forma de economia não gera lucro, desenvolvimento ou evolução alguma, como algumas pessoas acreditam. De maneira realista, essa prática tem desgastado cada vez mais a natureza, criando assim um prejuízo a mais do que antes. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, garimpo é a atividade da mineração em busca de minérios, pedras e joias preciosas. Para adentrar o contexto, de acordo com as sujeições da ANM ( Agência Nacional de Mineração), o garimpo é caracterizado como ilegal se é praticado para o mais interior das terras pertencentes aos indígenas ou em espaços com número superior à  a 50 hectares (correspondente à 0,5 km²) para fins individuais, ou superiores à a 1000 hectares (correspondente à 10 km²) para fins coletivos.É importante notar que, sendo uma área pertencente aos indígenas, não se deveria nem tolerar qualquer atitude que prevê a exploração de tal área, já que ela já tem utilidade para seu dono (Reelabore essa discussão). Entretanto, como já foi citado, desde os tempos coloniais brasileiros essa prática ilegal tomou espaço na história. Esse foi só um dos exemplos que incentivam essa prática hoje em dia.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é preciso ressaltar o quanto o garimpo ilegal é destrutivo para a economia, para a saúde e para o meio ambiente. Na Amazônia, por exemplo, a extração de ouro não traz nenhum significativo avanço social ou econômico para o Estado. E pior, ainda traz consigo danos à natureza e às pessoas, danos esses que demoram décadas ou séculos para se regenerarem. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma solução para esse problema cai a ser a maior influência do Estado sobre áreas que sofrem com o garimpo ilegal, divulgando cada vez mais os prejuízos causados por essa atividade, por meio da internet, de notícias, cartões, e, se for necessário, penalidades. Dessa forma, a segurança e saúde do meio ambiente, da economia e principalmente das pessoa não estaria comprometida da mesma forma de quando os portugueses decidiram que o Brasil seria sua fonte riquezas, abandonando os direito de todos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200