“Serra Pelada",uma obra cinematográfica, conta a história de dois amigos, Juliano e Joaquim, que, na década de 80, decidem largar tudo em São Paulo para irem em busca do tão falado ouro de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A narrativa foca na trajetória da dupla de amigos iludidos com a possibilidade de enriquecerem do extrativismo ilegal da região. No entanto, o local suga todos os seus princípios e virtudes, devido à violência e à ganância. Diante disso, destaca-se o desmatamento de grandes áreas verdes e a utilização indevida do mercúrio. (Formulou a tese)
O garimpo ilegal fere o meio ambiente, de acordo com a Constituição, promulgada em 1988, o desmatamento ambiental viola as políticas públicas estabelecidas em todo o país, independente das circunstâncias, sendo passível de punição (Melhore a construção de sentido). É possível notar que a prática do garimpo de forma ilegal, (Sem vírgula) fere a autoridade e lei imposta pela Constituição (Vírgula) visto que os espaços em que ocorre tal prática, (Sem vírgula) estão sujeitos a devastamento de floresta e contribuindo com a deterioração do ecossistema que acarreta na contaminação das águas e cria riscos para a saúde pública (como se pode notar na situção dos yanomamis, onde as águas dos rios que sustentam este povo indígena está completamente lameado em decorrência do garimpo praticado sem a autorização da AMN (Agência Nacional de Mineração). (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Logo, a negligência governamental e o descaso da população no que se refere ao tema, auxilia para com um cenário ambiental mais anárquico. O governo, por meio do Ministério do Meio Ambiente, deve investir em melhorias, lançando políticas públicas mais eficientes e propondo uma maior conscientização dos brasileiros, cujos artifícios podem ser propagados nas escolas e nos veículos de informação digital. Em vista disso, a execução desses mecanismos promoveriam uma regulamentação do setor extrativista no país e, consequentemente, um equilíbrio ambiental maior, resolvendo assim grande parte do problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |