A floresta amazônica é considerada como o pulmão do mundo, justamente por toda vida e biodiversidade que ali está presente. Entretanto, o garimpo ilegal é uma problemática que está presente nos dias atuais pela tentativa de um progresso na economia dos garimpeiros ilegais. (Formule a tese)
A priori, é de suma importância ressaltar que a preservação da floresta amazônica é fundamental para a continuidade da vida no planeta terra. Porém, a amazônia tem mais de quatro mil pontos de garimpos e minerações ilegais, segundo um estudo da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg). (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo ponto, deve-se entender que o garimpo ilegal favorece a prática de um crime, e consequentemente gera um dinheiro ilegal nas mãos dos criminosos, como uma analogia ao trágico de drogas, e esse dinheiro na mão de criminosos desfavorece a economia, já que não há impostos e taxacões corretas, não favorecendo investimento público na educação e saúde. (Abordagem limitada. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a problemática do garimpo ilegal mostre-se em queda, cabe ao governo federal legislar sobre o tema, punindo o garimpeiros e mineradores ilegais, para que assim, (Sem vírgula) os impactos da problemática diminua na economia e, principalmente, no meio ambiente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais explorada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |