As consequências do garimpo ilegal, problemáticas no meio ambiente e na economia: - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 20/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A floresta amazônica é considerada como o pulmão do mundo, justamente por toda vida e biodiversidade que ali está presente. Entretanto, o garimpo ilegal é uma problemática que está presente nos dias atuais pela tentativa de um progresso na economia dos garimpeiros ilegais. (Formule a tese)

A priori, é de suma importância ressaltar que a preservação da floresta amazônica é fundamental para a continuidade da vida no planeta terra. Porém, a amazônia tem mais de quatro mil pontos de garimpos e minerações ilegais, segundo um estudo da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg). (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo ponto, deve-se entender que o garimpo ilegal favorece a prática de um crime, e consequentemente gera um dinheiro ilegal nas mãos dos criminosos, como uma analogia ao trágico de drogas, e esse dinheiro na mão de criminosos desfavorece a economia, já que não há impostos e taxacões corretas, não favorecendo investimento público na educação e saúde. (Abordagem limitada. Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a problemática do garimpo ilegal mostre-se em queda, cabe ao governo federal legislar sobre o tema, punindo o garimpeiros e mineradores ilegais, para que assim, (Sem vírgula) os impactos da problemática diminua na economia e, principalmente, no meio ambiente. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais explorada. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200