Robin Hood, o herói inglês do século XII, é marcado na história da humanidade pela sua ousada atitude: roubar dinheiro dos nobres e dar aos pobres. Hodiernamente, na sociedade brasileira, ao contrário de Robin Hood, existe uma "nobreza" que prejudica os pobres em decorrência do garimpo ilegal, este que prejudica porque afeta tanto a economia tanto quanto o meio ambiente. Tal problema ocorre não só pela falta de educação econômica nas escolas, mas também pela precária cultura sobre o meio ambiente presente na população brasileira. (Formulou a tese)
Preliminarmente, destaca-se que, (Sem vírgula) uma grande parcela do garimpo ilegal no Brasil acontece em virtude das pessoas de classe baixa não terem o conhecimento que são exploradas economicamente na área da tecnologia, da ciência, e da empregabilidade que este garimpo é capaz de gerar. Desse modo, o filósofo alemão alemão, Immanuel Kant, adverte "O homem é aquilo que a educação faz dele". Dessa maneira, para que o indivíduo se torne mais autônomo e não seja mais explorado, antes é preciso investir na educação nas escolas. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que, (Sem vírgula) o senso comum do brasileiro, ou seja, sua cultura nos dias atuais em relação ao meio ambiente é carente, assim, abrindo portas para que o garimpo ilegal permaneça no Brasil (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, o sociólogo brasileiro, Herbert José, diz "Um país não muda pela sua economia, sua política, nem mesmo pela ciência; muda sim pela sua mudança". Logo, para que o garimpo ilegal seja extinto (Vírgula) é essencial que a cultura brasileira se aperfeiçoe.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, urge a necessidade de resolver tal conjuntura. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) deve, por meio das escolas públicas, estabelecer parcerias com escolas privadas, promovendo aulas mensais de economia com pessoas especializas no assunto, a fim que conscientize as crianças desde cedo a importância da economia e meio ambiente. Portanto, apesar das dificuldades, mostra-se possível construir uma sociedade mais igualitária. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |