Em "Memórias Póstumas", Brás Cubas narra que não teve filhos para não transmitir a nenhuma criatura o legado da miséria humana. No que tange à preservação ambiental, tal pensamento torna-se assertivo, uma vez que a relação entre o homem e o meio ambiente tem se mostrado cada vez mais deteriorada, evidenciando a degradação ambiental. (Formule a tese)
A extração de minério ilegal causa dados danos muitas vezes irreversíveis, ameaçando a segurança alimentar, saúde humana e principalmente o meio ambiente. O metilmercurio usado na extração contamina não só o solo, como também os seres vivos, como exemplo o peixe que contaminado com essa substância, (Sem vírgula) pode migrar e contaminar um raio de até cem quilômetros. De acordo com a citação de Paul Watson, o fundador e diretor da fundação Greenpeace (Vírgula) '' Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.'', então podemos destacar que essa ilegalidade (Vírgula) que afeta 66% na Amazônia, só pode trazer mais mazela para toda a população do Brasil. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Mas por que essa prática, que viola a CF/88, se perpetua por décadas em nosso país, (Problemas na construção de sentido) talvez seja a fiscalização e punição branda que ocorre por órgãos públicos. Também destacamos o mercado garantido e muito lucrativo que desobedece as normas vigentes. (Reelabore) Ainda podemos citar o trabalho análogo, prostituição e doenças por conta do mercúrio que acompanham essa prática. (Melhore a apresentação dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante de tantos danos, é preciso que o poder público aja de forma assertiva e ágil, por meio de contratação de agentes de fiscalização em conjunto com normas severas para quem pratica a extração de minério ilegal. A população ribeirinha e indígena também precisa ser conscientizada dos inúmeros estragos que essa prática traz ao meio ambiente, aos direitos socias e a saúde do cidadão local. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |