Desde a descoberta do Brasil, nossos colonizadores exploraram vários recursos naturais do Brasil, incluindo madeira, pau- brasil que recebeu posteriormente o nome do nosso país, ouro em varias regiões (Vírgula) principalmente no Estado de Minas Gerais, esse processo de extrativismo colonial não teve retorno econômico e social para o Brasil (Vírgula) e sim para Portugal. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese. Parágrafo frasal)
Na contemporaneidade, estamos acompanhando pela midia, (Sem vírgula) o extrativismo ilegal e clandestino em nossos rios, principalmente na região Amazônica. Esse extrativismo ilegal, devido ao uso de mercúrio (Vírgula) tem contaminado os rios e contaminado os peixes da região, sendo uma das principais fontes de proteína da região local.
(Melhore a estratégia coesiva) A midia tem feito um bom trabalho de denúncia sobre este crime que vem ocorrendo na região norte, principalmente nos estado de Roraima e Amazonas.O poder público tem efetuado um excelente trabalho de investigação e punição desses criminosos.
(Melhore a estratégia coesiva) Com atitudes de fiscalização e utilizando recursos de tecnologia moderna (Vírgula) o poder publico pode fiscalizar e inibir tal ações criminosas em nossa floresta Amazônica. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |