[Sem título] - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 16/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Bandeira Nacional brasileira carrega-se a frase "Ordem e Progresso", mas quando se trata dos garimpos ilegais que afetam o meio ambiente e a economia, essa frase se torna inválida. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese. Parágrafo frasal)

Primeiramente, a Constituição federal de 1988, promulgada com base nos Direitos Humanos (Vírgula) prevê que todos têm o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, no entanto o garimpo ilegal deixa marcas explícitas no meio ambiente, e o poder estatal (Vírgula) por faltas de politicas públicas (Vírgula) tem negligenciado a legislação. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os estigmas relacionados à economia são notórios, (Sem vírgula) nos locais em que os garimpos se instala a população se encontra na pobreza, isso acontece porque existe os roubos de recursos naturais, trabalhos braçais e com baixas remunerações (Vírgula) desse modo desvaloriza-se o trabalho. (Abodagem limitada. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o empasse os ministérios da economia e do meio ambiente devem fazer parcerias e por meio das Verbas da União realizar investigação com mais frequências e multar os garimpos ilegais, e nas mídias fazer campanhas de conscientização sobre os impactos dos garimpos ilegais. Assim (Vírgula) ainda no século XXI (Vírgula) teremos uma pátria livre dos garimpos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200