Os garimpos (Vírgula) desde que vêm sido sendo construídos, afetam o ambiente (Vírgula) e como consequência a saúde de animais e povos que fazem parte do mesmo território. Por conta da ambição de pessoas à procura de ouro, os garimpos ilegais são geralmente construídos em áreas de preservação ambiental, o que afeta a fauna e a flora. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Quando os garimpos acontecem, eles acabam deixando muitos rastros econômicos, por conta dos riscos à saúde, contaminação do lugar, desmatamento, extração ilegal de recursos naturais e pedras preciosas. Povos indígenas são, comumente, os mais afetados pelos garimpos, por dependerem da agricultura e da pesca. Quando instaurados, eles contaminam os rios e a terra, fazendo com que a água fique imprópria pra vida, diminuindo a quantidade de peixes que ali habitam. O desmatamento também é uma consequência, fazendo com que áreas verde sejam destruídas em pouco tempo, podendo aumentar o risco de queimadas acidentais. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Casos mais severos requerem uma ação do governo, saúde dos povos próximos são mais comuns a ficarem vulneráveis. A fome e a sede tomam conta, e a água contaminada acaba sendo a solução, o que acarreta em doenças graves e até a morte. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A preservação ambiental não deveria ser uma opção, e sim uma obrigação. Esses tipos de casos deveriam ser tratados severamente pelo governo, afim a fim de não ser mais um problema recorrente. Povos indígenas deveriam ser mais respeitados, pois eles fazem parte do nosso país e da história dele. (Não apresentou a proposta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |