“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos impactos do garimpo ilegal para o meio ambiente, uma vez que seja recorrente uma alta taxa de exploração inapropriada de recursos naturais da Amazônia. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e da ineficiência governamental. (Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, em primeira análise, a falta de discussão é um desafio presente nesse cenário. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um encobrimento instaurado no diálogo sobre o garimpo ilegal no Brasil, visto que a mídia de massa não traz informações suficientes sobre o cenário vigente (Reestruture essa discussão). Consequentemente, promovendo o desconhecimento da população acerca desse entrave, ocasionando assim, (Sem vírgula) o distanciamento desse assunto das pautas de preocupação nacional. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para solucioná-la, como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que a omissão do governo impacta a questão. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo verificada no combate ao garimpo ilegal, dado que exista uma ineficiência pública para a aplicação e cumprimento de leis punitivas à a indivíduos que cometam atos de desmatamento da floresta. Desse modo, a impunidade impulsiona a prática dessa atividades ilícitas, por conseguinte, os povos nativos têm suas áreas cada vez mais devastadas pela ação humana. Assim, para esse bem-estar ser garantido, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre a problemática. Para isso, o Instagram deve criar uma campanha que trate dos impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia, por meio de vídeos com orientações precisas, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada com uma “Hashtag” para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso agir sobre a omissão governamental presente no óbice. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |