Segundo João Bosco, "A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida". No entanto, não é esse um lema que se desenvolve nas práticas de garimpo no Brasil. A partir do contexto atual, deve-se apontar as principais causas da cultura agressiva do garimpo ilegal: A a falta de vigilância governamental e a busca desenfreada por lucro em cima de recursos naturais. (Formulou a tese)
Em primeira instância, vale ressaltar como fator persistente o abandono governamental na fiscalização de áreas que deveriam ser protegidas de devido a suas riquezas naturais. (Problemas na construção de sentido) José de Alencar (Vírgula) em suas obras indianistas, não deixa de ressaltar a relação dos indígenas com a natureza: subsistente, saudável e freada; (Vírgula) valores que deveriam ser repensados pelo governo, pois a destruição de recursos naturais pelo garimpo ilegal abusam de áreas indígenas e afetam tanto no meio ambiente quanto na economia.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, deve-se evidenciar que o garimpo não possui desenvolvimento algum para a economia, muito pelo contrário, pois é visto que a exploração desses minérios gera lucro apenas para empresas milionárias que geram suas riquezas acima do abuso ambiental (Melhore a apresentação da discussão). Um exemplo atual disso, (Sem vírgula) é a destruição do rio Uraricoueira, situado na terra indígena Yanomami; (Ponto final) Evidentemente a garimpagem destrói e segue destruindo ecossistemas essenciais ao mantimento da saúde da flora brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, que medidas devem ser adotadas para solucionar tal impasse. O Estado - como fomentador do bem-estar social- deve investir em fiscalizações capazes de monitorar lugares onde o garimpo age, por meio de drones que auxiliarão a ter uma visão mais geral do território, a fim de mapear os pontos específicos e combater o garimpo. Só assim, então, teremos um Brasil livre de explorações garimpeiras e ambientalmente mais preservado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |