O garimpo ilegal ainda é uma questão preocupante, mesmo com os avanços que a sociedade moderna conquistou. Ainda que não sejam os únicos, a falta de punição e a ganância, (Sem vírgula) são os principais fatores que fazem com que esse problema não chegue ao fim (Vírgula) ou pelo menos diminua. (Melhore a contextualização do tema)
É ilusório, (Sem vírgula) acreditar que o problema do garimpo ilegal, (Sem vírgula) serão resolvidos sem um combate efetivo da impunidade. Se não existir punição, todas as ações contra o garimpo ilegal, (Sem vírgula) serão ineficazes. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator que contribui para o problema do garimpo é o pensamento ganancioso das pessoas, as relações entre o garimpo e ganancia estão cada vez mais estreitas. Em uma sociedade em que a ganancia é tão evidente, qual quer proposta de solução será ineficiente. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Sabendo que, (Sem vírgula) o garimpo ilegal tem que ser tratado como um problema de raízes profundas, e precisa ser atacado em nome de uma solução inteligente e duradoura. Sem um controle da ganancia e sem melhorar as punições, todo esforço será perca perda de tempo. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |