É um fato que gera muita polêmica e causa constrangimento ao Brasil no cenário internacional: a existência de atividades de garimpo ilegal, gerando impactos negativos para o meio ambiente e a economia. O garimpo ilegal, executado na clandestinidade e produzindo efeitos deletérios sob o ponto de vista socioeconômico e ambiental, deve ser devidamente avaliado (Vírgula) com vistas e minimizar tais impactos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Entre eles, é notória a degradação dos espaços geográficos onde as atividades ilegais ocorrem, resultando em fatores como poluição do solo e das águas fluviais (Vírgula) e afetando de forma prejudicial o habitat de vários seres vivos, culminando com em desequilíbrio ecológico. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto negativo diz respeito aos aspectos sociais e econômicos. Está provado que o garimpo ilegal não contribui efetivamente para a melhora das condições de vida das populações humanas nas áreas onde é praticado. Em verdade, gera problemas sociais, como prostituição, violência etc., e amplifica outros já existentes. Na esfera econômica, não há benefícios significativos para a maior parte da população, sendo que somente alguns poucos indivíduos conseguem obter vantagens e lucros com tal atividade. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Considerando o exposto, é imperioso que as autoridades brasileiras voltem suas atenções para o garimpo praticado de forma não legalizada, com vistas a impedir seu avanço e evitar maiores transtornos para o meio ambiente e a economia. Instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário podem responsabilizar e punir os envolvidos em tal atividade. O Poder Legislativo deve editar normas visando a proibir as práticas de garimpo ilegal, e a Polícia Federal deve atuar de modo enérgico na fiscalização e na prisão de infratores. Com essas medidas é possível vislumbrar um combate mais efetivo a uma atividade tão danosa para a economia nacional e o meio ambiente, protegendo este último e prevenindo prejuízos diversos contra a nação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |