Analisando o cenário nacional no que tange a proteção do meio ambiente, ressalta-se que todo cenário de destruição encontrado na Amazônia e demais territórios brasileiros, impactados com a extração ilegal de ouro e derivados (Vírgula) é de doer o coração, pois, (Sem vírgula) não é atoa à toa que a Amazônia brasileira é denominado pulmão do mundo. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Salienta-se que as propostas no âmbito ambiental para preservação e conservação da Amazônia são pouco discutidas. Logo, pouco discutidas, são pouco implementadas e instaladas, fazendo com que o território brasileiro não cumpra o papel de protetor das suas matas e de seus tesouros. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A extração ilegal de ouro e derivados (Vírgula) no cenário da economia, traz a ilegalidade na informalidade praticada em tal extração, pois, (Sem vírgula) a receita gerada na extração ilegal não é contabilizada e tributada pela união (Vírgula) fazendo com que esta, (Sem vírgula) não tenha controle com relação a receita final de tal extração. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A melhor forma de intervenção (Vírgula) para amenizar tal situação, seria a implementação de políticas públicas para fortalecer os órgãos de fiscalização e proteção ambiental (Justaposição) sendo assim, com a fiscalização fortalecida a extração de ouro e seus derivados possa ser combatida (Melhore essa construção) fazendo com que tal ilegalidade seja minimizada na medida em que for possível, fiscalizando assim também, (Sem vírgula) a falta de controle e tributação dessa prática ilegal que causa tantos prejuízos à economia. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |