No filme "O Lorax", a narrativa de desmatamento é presente no início da trama, no qual um dos personagens decide acabar com as árvores do local e faturar em cima disso. Porém, o mesmo personagem desfruta momentaneamente desse feito, pois os efeitos negativos da degradação da floresta são maiores. Em terras brasileiras, observa-se uma situação semelhante na Amazônia com o garimpo ilegal, no qual os ganhos vindos do garimpo são desproporcionais comparados ao estrago causado na floresta amazônica. Os efeitos negativos são devastadores, como danos ambientais irreparáveis e destruição do bem-estar de povos indígenas. Dessa forma, por causa do negacionismo, além da falta de fiscalização da comercialização do ouro, essas consequências se agravam no solo brasileiro.
Em primeiro plano, o negacionismo é um dos principais fatores que contribuem para o garimpo ilegal. Assim, a falta de credibilidade com a ciência influencia diretamente na opinião pública sobre o garimpo, o que acaba por invisibilizar o assunto nas mídias, fazendo com que o desmatamento seja pouco falado. Nessa perspectiva, no filme "Não olhe para cima", é apresentado dois cientistas que descobriram um cometa vindo em direção à Terra sendo ignorados e desdenhados pelas autoridades, pois, de acordo com os negacionistas, se não for possível ver o cometa —ou sentir a mudança climática— está tudo bem. Analogamente, no Brasil, florestas são dizimadas e habitats naturais são destruídos devido à falta de crença nas consequências do garimpo.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a fiscalização da comercialização do ouro atual facilita esse cenário supracitado. Porquanto, o princípio basilar da "boa-fé" isenta o consumidor e o comprador, porque é "presumido" a legalidade do ouro sem precisar da comprovação da origem do metal. Nessa perspectiva, a escassez de projetos que fiscalizem de forma correta a transação do ouro, (Sem vírgula) contribui diretamente na continuidade da problemática. Dessa maneira, o solo dos povos originários é destruído porque a lei acaba por ressalvar os garimpeiros. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vistos os desafios que contribuem para o garimpo ilegal, é mister uma ação governamental para combatê-los. Diante disso, a fim de proteger solos indígenas e preservar o meio ambiente, cabe ao Ministério Público implementar uma parceria com as plataformas midiáticas, com a intenção de criar propagandas de apelo emocional com depoimentos da população indígena, mostrando as consequências diretas do garimpo ilegal em suas vidas (Vírgula) com o intuito de compadecer a população. Ademais, leis que fiscalizem de forma eficiente a transação do ouro são necessárias para rastrear os criminosos por trás do garimpo ilegal. Feito isso, torna-se possível evitar os efeitos negativos eminentes desse crime ambiental. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |