A série "Aruanas" relata a luta de uma ONG (Desenvolva a sigla) contra a extração de minérios, a contaminação de rios, a invasão de terras indígenas e outras práticas criminosas ao meio ambiente. Hodiernamente, o que acontece na ficção ocorre de forma análoga à realidade. A prática de tais crimes é inaceitável e deve ser combatida pelo Estado. (Melhore a contextualização e formule a tese)
É fácil perceber a negligência do poder estatal diante dessa situação. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar o progresso da coletividade. A atitude do Estado, no entanto, vai de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que, (Sem vírgula) o garimpo ilegal só representa atraso e retrocesso para os povos que vivem ali em seu entorno. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Os povos indígenas são os que mais sofrem com o garimpo ilegal. A Constituição de 1988 diz que "são reconhecidos aos índios os direitos originários sobre as terras que individualmente ocupam". Seus direitos, porém, se encontram ameaçados, já que, (Sem vírgula) a exploração dos garimpeiros sobre suas terras traz uma série de prejuízos, tais como: a contaminação dos rios, do solo, das plantas, dos peixes e, consequentemente, do ser humano. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, a fim de combater o garimpo ilegal na Amazônia, deveria haver mais fiscalização por parte do Poder Executivo, por meio do rastreamento de todas as transações comerciais do ouro, desde sua extração mineral até o consumidor final. Desta forma, a floresta, e todos que a habitam estariam protegidos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 640
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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