Impactos do Garimpo Ilegal no Meio Ambiente e na Economia - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 12/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 prevê que todos os indivíduos deverão ser tratados de forma digna (Vírgula) com amplo acesso aos direitos fundamentais. No entanto, a questão do garimpo ilegal fere esse princípio normativo (Explore mais). Logo, deve-se analisar o tema sob a perspectiva do impacto sofrido pelos indígenas e o problema ambiental que ocorre. (Formulou a tese)

Em primeiro plano, podemos observar que o garimpo ilegal ocorre principalmente na Amazônia, impondo riscos à saúde e à dinâmica espacial e socioeconômica das populações que vivem lá. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Truncamento) Devido à falta de atuações das autoridades. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o impacto ambiental que acontece nessas áreas, (Sem vírgula) faz com que ocorra assoreamento dos rios, desmatamento, erosão do solo, destruição de habitats naturais e a contaminação das águas dos rios com elementos tóxicos. Com isso, não só os indígenas são prejudicados, mas todo o mundo, por causa do prejuízo ambiental e o aumento do aquecimento global. (Abordagem muito geral. Explore a ideia de forma mais produtiva)

(Boa estratégia coesiva) Desta forma percebe-se que a causa do problema está intimamente relacionada à negligência do Estado. Portanto o governo federal (Vírgula) por meio de fiscalização das áreas (Vírgula) tem que prender as pessoas que praticam o garimpo ilegal para que o Brasil se torne um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a argumentação está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200