A Constituição federal de 1988 prevê que todos os indivíduos deverão ser tratados de forma digna (Vírgula) com amplo acesso aos direitos fundamentais. No entanto, a questão do garimpo ilegal fere esse princípio normativo (Explore mais). Logo, deve-se analisar o tema sob a perspectiva do impacto sofrido pelos indígenas e o problema ambiental que ocorre. (Formulou a tese)
Em primeiro plano, podemos observar que o garimpo ilegal ocorre principalmente na Amazônia, impondo riscos à saúde e à dinâmica espacial e socioeconômica das populações que vivem lá. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Truncamento) Devido à falta de atuações das autoridades. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o impacto ambiental que acontece nessas áreas, (Sem vírgula) faz com que ocorra assoreamento dos rios, desmatamento, erosão do solo, destruição de habitats naturais e a contaminação das águas dos rios com elementos tóxicos. Com isso, não só os indígenas são prejudicados, mas todo o mundo, por causa do prejuízo ambiental e o aumento do aquecimento global. (Abordagem muito geral. Explore a ideia de forma mais produtiva)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma percebe-se que a causa do problema está intimamente relacionada à negligência do Estado. Portanto o governo federal (Vírgula) por meio de fiscalização das áreas (Vírgula) tem que prender as pessoas que praticam o garimpo ilegal para que o Brasil se torne um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, pois a argumentação está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |