No filme “Ouro”, do diretor Stephen Gaghan, é notório a jornada expansionista da mineração diante da baixa inspeção jurídica. Por analogia, através das telas a realidade se materializa em “À Sombra em um Delírio Verde”, documentário dirigido por Cristiano Navarro, o qual aborda as consequências sociais dessa atividade. Logo, a mineração ilegal remonta as desigualdades, danos à natureza e a acumulação de renda hodiernamente no Brasil.
Mormente, é fulcral analisarmos os agentes formadores dessa inconstitucionalidade. Nesse sentido, a descoberta do ouro no século XVIII, em Minas Gerais, destacou os primórdios da superexploração dos recursos naturais e a contaminação do solo embasados na inexistência dos meios jurídicos sobre a proteção das terras. Nesse aspecto, o garimpo assume o caráter histórico que hoje contabiliza um aumento de 787% sobre áreas indígenas entre 2019 a 2022, segundo jornal “G1”. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, segundo a Constituição federal de 1988, em seu artigo 225°, garante a defesa do ecossistema equilibrado entre os interesses econômicos e a vivência cidadã. Em contraponto, o romance “De ouro e de Amazônia”, do escritor Oswaldo França, narra o ideal dos Imigrantes na região norte visando a ascensão financeira e a culminância dos trabalhadores e comunidades indígenas como reféns do garimpo. Destarte, a conceituação de “Globalização Perversa”, do geólogo Milton Santos, define a sistematização das ações de concentração de renda em oposição ao bem-estar social da nação. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, medidas plenas para a mitigação do garimpo ilegal. Com isso, incube ao Ministério do Meio Ambiente aliado ao Poder Executivo o estabelecimento de ações protetivas por meio de pedágios nas viagens de escoamento do extrativismo (Vírgula) com o fito de investigar a origem desse crime, por captação dos impostos pré-existentes. Assim, será possível alcançar a homeostase nacional. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |