Um país de dimensões continentais igual iguais ao nosso, com uma vegetação e relevos diversificados, possui uma grande riqueza em seu subsolo. No entanto, essas riquezas há muito vem sendo exploradas com o único objetivo de auferir lucros para uma minoria em detrimento do meio ambiente (Vírgula) e causando inúmeros problemas sociais.
À semelhança da famosa “corrida do ouro” (Vírgula) no início do século XIX, grupos têm se deslocado para regiões brasileiras com o subsolo rico em minérios, invadindo territórios indígenas e outros em busca de "mudar de vida", em atividades de garimpo (Vírgula) em desacordo com a lei e com isso trazendo enormes prejuízos nos locais em que esses grupos se estabelecem. (Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Erroneamente, muitos argumentam que a extração de ouro e outros minérios no Brasil, (Sem vírgula) podem ter uma significativa influência na economia das regiões onde se verificam essas atividades. No entanto, diversos indicadores econômicos têm mostrado que tal argumentação carece de veracidade (Cite-os). De fato, a movimentação da economia local é por um período pequeno de tempo e os efeitos adversos são muito piores: degradação ambiental, com a contaminação do solo e mananciais por meio de produtos químicos, trabalho escravo, exploração sexual e muitos outros. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Recentemente o governo brasileiro desencadeou uma grande operação visando impedir o garimpo ilegal nas terras Yanomani. A imprensa noticiou fome e diversas doenças que acometeram os indígenas dessa etnia em consequência dessa atividade ilegal. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O garimpo ilegal deve ser combatido. Devido a grande proporção que tem tomado, cabe ao Estado criar uma pasta específica dentro no Ministério do Meio Ambiente para cuidar desse assunto de maneira mais incisiva, estabelecendo ações como demarcação clara de áreas de preservação ambiental e fiscalização intensa dessas áreas, campanhas de orientação à população e outras, visando desestimular essa prática, pois, só assim (Vírgula) poderemos começar a criar uma política de combate a essa atividade tão nociva à sociedade e ao meio ambiente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |