Segundo Paul Watson, a verdadeira inteligência é a capacidade de convivermos em harmonia com a natureza ao nosso redor, todavia, esta frase está longe de ser concretizada com a situação atual (Vírgula) em decorrência da constante exploração imposta pela humanidade. O chamado “garimpo ilegal” pode ser definido como a extração de minérios preciosos com a utilização de métodos em desacordo com a Constituição federal, o que gera grandes malefícios para os habitantes locais e para os ecossistemas. (Formule a tese)
Tal prática pode ser extremamente nociva para as comunidades tradicionais, como os povos indígenas e ribeirinhos, que vivem próximos ás às regiões de garimpo ilegal e dependem da natureza ao seu redor para garantirem sua sobrevivência. Desse modo, os habitantes originários são desalojados, sofrendo com a violência, trabalho análogo à escravidão, estupro, além das doenças causadas em razão da contaminação dos rios e dos alimentos, uma vez que estes são contaminados com metais pesados utilizados no garimpo, como, por exemplo, o mercúrio. Além dos problemas citados, a natureza ainda sofre com o grande desmatamento ocasionado, como também o processo de erosão do solo, que cresce em ritmo acelerado no Brasil. (Muitas discussões. Delimite e explore de modo produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) A questão do garimpo nas terras Yanomami é um exemplo de como suas consequências podem interferir no modo de vida das pessoas. Apesar de sempre ter existido, a prática ilegal teve um forte crescimento no povoado durante os últimos anos, fazendo com que houvesse protestos por parte dos indígenas, além de incontáveis casos de violência que levaram diversas pessoas a óbito. Vale ressaltar que as comunidades tradicionais presentes em nosso país possuem um vasto conhecimento sobre a natureza, contemplando uma relação harmoniosa com a mesma, diferente da maioria dos seres humanos e do mundo, onde o capitalismo dita as regras a serem seguidas por todos. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o garimpo está entre um dos maiores problemas que devem ser solucionados a fim de preservar uma boa convivência com o meio ambiente. Para atingir tal objetivo, é necessário a maior fiscalização das áreas sujeitas ao garimpo, por meio do investimento em concursos para a admissão de novos agentes fiscais. Deve-se também aumentar as punições para os praticantes da atividade, com a cobrança de altas multas, além da indenização aos habitantes da região com o incentivo de reflorestamento das áreas desmatadas. Somente com a realização de tais medidas, o ser humano conquistará a verdadeira sabedoria proposta por Watson, encontrando, enfim, a harmonia com a natureza. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |