Durante o periodo colonial no Brasil (Vírgula) nos séculos XVI,XVII e XVIII, a busca pelos recursos naturais como : ouro, minério e prata, (Sem vírgula) era gigantesca pelos portugueses. (Truncamento) No qual os mesmo exploraram desses recursos naturais e levaram para a europa pra poderem terem lucro em sima disso. Semelhante a isso,o garimpo inlegal continua até os dias de hoje na Amazônia. E se continuar assim vai resultar em grandes impactos ambientais. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Primeiramente, o garimpo inlegal resulta em vários problemas ambientais.Um exemplo desses problemas são mais de 1.000 hectares sendo cortados na amazonia todos os dias. O que vai resultar futuramente em poluiçoês nos rios da Amazônia,pois não vai ter como os rios voadores subirem para o céu de maneira que eles possam ser distribuidos chuvas em boa parte do pais. (Reelabore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,os preços do arroz e do feijão vão disparar no mercado brasileiro. (Truncamento) Já que esses recursos de comida vem das sementes de plantações amazonica para serem cultivadas. Sem elas,não sobra nada para os consulmidores brasileiros comerem. O que consequentemente vai gerar um grande problema de fome futuramente. (Reelabore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao IBAMA (Desenvolva a sigla),a polícia federal e ao ESTADO a fiscalizar os garimpeiros para não resultar em problemas ambientais no Brasil. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |