John Locke, filósofo inglês (Vírgula) destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. Todavia, em virtude do garimpo ilegal ser uma realidade na sociedade brasileira, é válido reconhecer como o poder público não atua de modo efetivo e, pior, não exerce seu papel social conforme os ideais de John Locke. Nessa lógica, é possível analisar a ganância humana, (Sem vírgula) e o desejo de obtenção dos minerais como impulsionadores do problema. (Formulou a tese)
De início, percebe-se que o garimpo ilegal fomenta a permanência do entrave na sociedade, dado que traz diversos infortúnios tanto às pessoas quanto a fauna, flora e até o comércio no Brasil, (Justaposição) a causa dessa problemática está ligada diretamente à ganância e a quebra de leis, essa questão traz impactos irreparáveis ao meio ambiente como, (Sem vírgula) desmatamento, erosão do solo, destruição de habitats e até a morte de animais. Os garimpeiros acabam com os rios pelo descarte de rejeitos neles, e essa ação, (Sem vírgula) pode causar uma contaminação por Mercúrio aos peixes, que acabam por morrer e o mesmo ocorre as pessoas que se alimentam-se desses peixes, por exemplo, os habitantes das comunidades indígenas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Essa ação ilegal é considerada um crime, os povos de comunidades indígenas sofrem com essa ação devido ao fato de acabar com sua fonte de subsistência, causando assim, (Sem vírgula) a morte de dezenas de crianças por desnutrição, pneumonia e diarreia além, das doenças que os próprios "criminosos" transmitem aos povos. (Melhore a construção de sentido) Além disso, esse problema ainda se relaciona-se, (Sem vírgula) com o tráfico de armas, drogas, e animais silvestres, tornando-se um problema ainda pior.
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) com o intuito de amenizar a problemática, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) deve criar leis rígidas contra a exploração em ambientes ilegais, como a fiscalização de áreas mais fadadas a ocorrer garimpo, como a Amazônia, e a implementação de apoio às comunidades indígenas, nos caso de falta de subsistência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de modo produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |