A série "Cidade Invisível" retrata a história de famílias originárias do estado do Amazonas, que têm suas vidas impactadas por substâncias que são dispejadas no meio ambiente pela extração do garimpo ilegal, um ato irresponsável que busca apenas lucro financeiro por partes dos empresários que conhecem as leis falhas do sistema. Da mesma forma acontece no mundo real, onde casos de trabalho análogo à escravidão e de doenças por contaminação de mercúrio, (Sem vírgula) se tornam cada vez mais recorrentes.
Em uma primeira análise (Vírgula) podemos concluir que o garimpo é de grande risco para todos. No momento em que substâncias como o mercúrio têm contato com a natureza, começam a ocorrer os assoreamentos dos rios, desequilíbrio do ecossistema local, contaminação do solo e quando em contato com o seres humanos, (Sem vírgula) podem causar, (Sem vírgula) doenças cardíacas, respiratórias e até mesmo câncer. Dessa maneira, com tantos malefícios, é difícil encontrarmos pontos positivos no garimpo. (A discussão precisa ser explorada com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise (Vírgula) é coerente afirmar que também há prejuízos nas questões sociais. A exemplo temos o caso recente dos índios Yanomamis que foram encontrados em cativeiro, sendo obrigados a trabalhar nos garimpos forçadamente, em condições insalubres, desnutridos e doentes. São casos cada vez mais comuns, (Sem vírgula) de empresários que se aproveitam das brechas que existem nas fiscalizações. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do exposto podemos concluir que é necessário a intervenção da ANM (Agência Nacional de Mineração) junto com o MMA (Ministério do Meio Ambiente), por meio de leis mais rígidas com intensas fiscalizações e reais punições, a fim de minimizar os efeitos dos problemas de contaminação dos recursos minerais, de desmatamento e de exploração racial. Assim, poderemos ver casos como o da série Cidade Invisível somente na televisão. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |