''A atividade de mineração é sempre intrusiva e causa danos ambientais''. A crítica realizada pela fonte Greenpeace, Wwf, Agência Brasil, Gov.br, Amazônia.org.br, Remote Sensing – MDPI, faz uma análise sobre acontecimentos desastrosos que vêm ocorrendo em regiões da Amazônia, onde diz que a culpa de acontecimentos não naturais como: destruição de florestas, contaminação de solo e da água, assoreamento dos rios e erosão de solos, é a atividade não ilegal de garimpos, ativados em regiões como terras naturais e indígenas. (Reelabore e explore as discussões com clareza. Formule a tese)
O grande impacto do garimpo ilegal no meio ambiente, é um impacto negativo para a natureza, (Melhore essa construção) por conta de costumes como o desmatamento de grandes áreas da florestas, causando perda da biodiversidade e o desequilíbrio ambiental em todas região do nosso país ou até mesmo fora. Até no entanto, a lucratividade econômica de garimpo não são umas das melhores, ele gera lucro para alguns poucos, e não positiva em nada a economia, ela gera muito pouco para aquele que teve sua mão de obra vendida, dependendo de horas trabalhadas que na maioria das vezes é um trabalho desumano, entretanto não recebem de forma justa por seu trabalho e uma série de prejuízos sociais, ambientais e de saúde para muitos. (Explore a discussão com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) O Estudo do Instituto Escolhas mostrou que ''a exploração de ouro não traz avanços sociais e econômicos significativos para as populações da Amazônia'' e entre tudo, trás apenas atrasos para a sociedade, em questões sociais, além do ouro buscado pelos garimpos, por conta da extração de ouro, está ligada a roubos de recursos naturais e por conta disso não impacta economicamente. O outro problema que deve ser discutido,ligado à violência (Vírgula) é a exploração sexual, muita praticada com adolescentes, jovens e mulheres adultas, um trabalho forçado, onde jovens são obrigadas a fazer esse tipo de atividade sexual, onde a prostituição clandestina é muito praticado, na maioria das vezes de forma injusta, onde também sai lucros de trabalho como esses, trazendo ainda mais doenças, mais trabalho escravo e menos impacto social e economicamente. (Explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, entretanto o governo deveria investir mais em fiscalizações, a proteção e atenção em terras indígenas, bloqueios de ruas, anticampanha a exploração sexual, bloqueios e destruição de pousos clandestinos, embarcações, o cuidado com recursos naturais, como florestas deveriam crescer, o alerta para a população de baixas rendas para não serem atraídas para o "dinheiro fácil" fazendo assim para que não caim em lugares como esses, a interrupção de serviços virtuais de internet de garimpos, a fiscalização virtual dobrada, assim será possível em tempo de longo prazo melhorar a nossa sociedade que infelizmente está vivenciado esse tema em questão, fazendo assim garimpos chegando ao fim e também ao fim da exploração da mão de obra barata.
Comentários do corretor
A discussão precisa ser reestruturada e explorada com clareza. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |