Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 07/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

''A atividade de mineração é sempre intrusiva e causa danos ambientais''. A crítica realizada pela fonte Greenpeace, Wwf, Agência Brasil, Gov.br, Amazônia.org.br, Remote Sensing – MDPI, faz uma análise sobre acontecimentos desastrosos que vêm ocorrendo em regiões da Amazônia, onde diz que a culpa de acontecimentos não naturais como: destruição de florestas, contaminação de solo e da água, assoreamento dos rios e erosão de solos, é a atividade não ilegal de garimpos, ativados em regiões como terras naturais e indígenas. (Reelabore e explore as discussões com clareza. Formule a tese)

O grande impacto do garimpo ilegal no meio ambiente, é um impacto negativo para a natureza, (Melhore essa construção) por conta de costumes como o desmatamento de grandes áreas da florestas, causando perda da biodiversidade e o desequilíbrio ambiental em todas região do nosso país ou até mesmo fora. Até no entanto, a lucratividade econômica de garimpo não são umas das melhores, ele gera lucro para alguns poucos, e não positiva em nada a economia, ela gera muito pouco para aquele que teve sua mão de obra vendida, dependendo de horas trabalhadas que na maioria das vezes é um trabalho desumano, entretanto não recebem de forma justa por seu trabalho e uma série de prejuízos sociais, ambientais e de saúde para muitos. (Explore a discussão com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) O Estudo do Instituto Escolhas mostrou que ''a exploração de ouro não traz avanços sociais e econômicos significativos para as populações da Amazônia'' e entre tudo, trás apenas atrasos para a sociedade, em questões sociais, além do ouro buscado pelos garimpos, por conta da extração de ouro, está ligada a roubos de recursos naturais e por conta disso não impacta economicamente. O outro problema que deve ser discutido,ligado à violência (Vírgula) é a exploração sexual, muita praticada com adolescentes, jovens e mulheres adultas, um trabalho forçado, onde jovens são obrigadas a fazer esse tipo de atividade sexual, onde a prostituição clandestina é muito praticado, na maioria das vezes de forma injusta, onde também sai lucros de trabalho como esses, trazendo ainda mais doenças, mais trabalho escravo e menos impacto social e economicamente. (Explore a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, entretanto o governo deveria investir mais em fiscalizações, a proteção e atenção em terras indígenas, bloqueios de ruas, anticampanha a exploração sexual, bloqueios e destruição de pousos clandestinos, embarcações, o cuidado com recursos naturais, como florestas deveriam crescer, o alerta para a população de baixas rendas para não serem atraídas para o "dinheiro fácil" fazendo assim para que não caim em lugares como esses, a interrupção de serviços virtuais de internet de garimpos, a fiscalização virtual dobrada, assim será possível em tempo de longo prazo melhorar a nossa sociedade que infelizmente está vivenciado esse tema em questão, fazendo assim garimpos chegando ao fim e também ao fim da exploração da mão de obra barata.

Comentários do corretor


A discussão precisa ser reestruturada e explorada com clareza. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200