[Sem título] - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 07/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No desenho animado "Pica-Pau", em um dos seus episódios o tema a respeito do garimpo é retratado de forma cômica. Contudo, fora do contexto fictício, o garimpo ilegal é um tema marcante no Brasil, devido aos diversos prejuízos, ambientais e econômicos, causados por essa atividade, realizada em áreas de reservas indígenas ou grandes extensões de terra protegidas pelo Estado. Assim, consequências, (Sem vírgula) como a exploração sexual, poluição das águas e exploração de recursos naturais não serão resolvidos até que os agentes responsáveis, governo e sociedade, ajam ativamente para modificar esse quadro deficitário. (Formule a tese)

Em primeira análise, o garimpo é uma atividade realizada em áreas de tutela estatal, logo evidencia-se a falha no cumprimento da autoridade nessas regiões, permitindo a intensificação da exploração aurífera. Entretanto, o exercício do garimpo em solo brasileiro não é algo recente, em vista que durante o Período Colonial se mostrou uma fonte econômica em destaque, iniciada no litoral (Vírgula) mas com ápice na região conhecida como Minas Gerais. Ainda, essa exploração encontrava como mão de obra primária os povos indígenas, os quais lidavam com condições cativas dentro das minas. Baseado nesse contexto histórico, expõem-se a permanência da ineficácia do Estado em falhar no cumprimento da proteção dos povos originários como das terras de importância ambiental, respaldado ainda pela ausência de rigor na aplicação das leis e punições aos infratores, auxiliando assim na continuidade da atividade criminosa e em seus impactos. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a sociedade (Vírgula) enquanto se mantém em inércia diante do exposto (Vírgula) coopera para a permanência do exercício ilegal. Sob perspectiva, o episódio presenciado pelo país em 2022, envolvendo a crise humanitária do povo Yanomani com a exploração sexual, fatalidades envolvendo doenças curáveis e o desmatamento e poluição das água, são consequências diretas da presença dos garimpeiros nessas terras. Apesar do caso noticiado, diariamente inúmeras áreas amazônicas sofrem com a exploração garimpeira sem receber a devida atenção demandada. Nesse prisma, a falta do ativismo coletivo na busca por melhorias à nação, como o emprego da lei na resolução do problema, dificulta o combate a esse crime. 

(Boa estratégia coesiva) Logo, urge a necessidade que o Estado execute ações em prol à da resolução do garimpo ilegal, por meio do fornecimento de condições propícias a aplicabilidade das leis, garantindo a proteção dos povos indígenas e do meio ambiente, a fim de possibilitar os devidos diretos. Paralelamente a essas ações, cabe à mídia, como veículo de informação massificada, por meio de anúncios e demais materiais de entretenimento, promover o ativismo popular, a fito de despertar o imaginário social, alavancando uma postura da sociedade diante da atividade prejudicial. Somente assim, casos como o do povo Yanomani poderão ser evitados. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200