A pintura expressionista de Edvard Munch, "O grito", retrata os suplícios da sociedade por meio de figuras andróginas. Da mesma maneira, a obra pode ser esse relacionada aos impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia brasileira, visto que expõe o flagelo da população diante da problemática. Portanto, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro, dentre os quais se destacam a ineficiência estatal e a pouca visibilidade do assunto. (Formulou a tese)
A princípio, nota-se o descaso governamental como um agravante dessa conjuntura. De acordo com o filósofo Rousseau, é dever do Estado realizar melhorias para garantir o bem-estar da sociedade. Sob essa ótica, percebe-se que a gestão pública não preza pela harmonia social, visto que não promove políticas públicas eficientes para inibir o garimpo ilegal, que causa prejuízos nas comunidades nativas (Reestruture essa discussão). Nesse contexto, é evidente que a indiferença estatal configura-se como um impasse para o fim dos impactos da atividade garimpeira, uma vez que não são ofertados recursos que visam impedir a extração de ouro em terras indígenas. Nesse viés, a negligência governamental favorece a exploração dos recursos naturais, fator que impede a preservação do meio ambiente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário ressaltar a pouca relevância direcionada ao assunto como um agravante da problemática. Segundo a pensadora Djamila Ribeiro, um problema deve ser retirado da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Consoante a essa perspectiva, infere-se que a escassez de debates sobre os prejuízos provocados pelas mineradoras, (Sem vírgula) fomenta a banalização dessa questão e, consequentemente, contribui para a recorrência do uso indevido da natureza. Nesse contexto, observa-se que a pouca visibilidade atribuída ao problema é responsável pelo aumento exponencial da extorsão de minérios, visto que a população não recebe incentivos para mudar de comportamento e torná-la menos frequente na sociedade atual. Logo, é inadmissível que essa situação continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável pela gestão da educação do país - conscientizar os jovens brasileiros sobre o uso correto do meio ambiente. Isso deve ser feito com a inclusão de temas como importância da terras indígenas, por meio da promoção de debates e palestras sobre essas questões, com o objetivo de formar adultos com conhecimento, além de alertar os indivíduos dos riscos provenientes da exploração de minérios. Dessa maneira, será possível efetivar uma sociedade mais confiante e responsável. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |