A planície amazônica é uma formação geológica do tipo bacia de sedimentações, formada há milhões de anos. Essa planície possui algumas das rochas mais antigas do Planeta Terra, com uma abundância de “terras raras”, entre elas o ouro, essa característica tem chamado a atenção de indivíduos e organizações que buscam explorar o solo da floresta Amazônica. O impacto social positivo da exploração da mineração é mínimo, o impacto ambiental e social negativo, porém, é massivo. Enquanto a floresta de pé (Reveja a seleção lexical) gera riqueza, e impacta direta, (Sem vírgula) e positivamente a vida dos brasileiros, a prospecção privatiza os lucros e estatiza o prejuízo. (Melhore a contextualização)
A maior floresta tropical do mundo possui um dos maiores ecossistemas da Terra, lar para os povos originários, além disso, uma das principais estabilizadoras de clima do planeta, os impactos da ação antrópica podem ser sentidos em todo o Brasil. Já ameaçada pelo avanço da fronteira agrícola do Matogrosso, e pelas madeireiras ilegais, se vê diante de uma crescente agressão perpetrada pela exploração ilegal de ouro. Ademais ao desmatamento, enfrentamos o assoreamento dos rios e envenenamento deles, afetando a subsistência dos povos ribeirinhos e a cadeia alimentar do bioma amazônico. A exploração irregular e ilegal da planície amazônica é um desafio para os poderes públicos, os gastos com a fiscalização e a inibição da ação dos garimpeiros tem drenado os recursos federais e estaduais, assim precarizando os investimentos em outras áreas como a saúde, segurança e educação. (Reestruture e explore de modo mais produtivo. Muitas discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o garimpo, legal e ilegal, gera destruição e devastação e não promove o crescimento da sociedade, dessa maneira o combate à a essa prática se faz vital. A União deve comandar as ações contra o desflorestamento, com maior investimento de recursos financeiros para a fiscalização do bioma, o IBAMA (Desenvolva a sigla) e a Polícia Federal podem combater eficientemente os garimpeiros. Ademais, os governos estaduais da Amazônia legal devem, também, contribuir com a fiscalização, e, (Sem vírgula) com a liderança da PF a Polícia Civil deve investigar os financiadores da exploração ilegal. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |