Na obra "Utópia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de problemas e conflitos. No entanto, ao sair das pàginas se percebe que o garimpo ilegal ocasiona impactos no meio ambiente e na economia, (Justaposição) desse modo, é necessário analisar suas causas que é a visão capitalista e a insuficiência legislativa. (Formulou a tese)
A princípio, é imperativo resaltar a visão capitalista como promotora do problema. Acerca disso, de acordo com Karl Max, o sistema capitalista visa ao o lucro e ignora os efeitos negativos por essa busca excessiva pelo capital. De maneira semelhante, os garimpeiros exploram as terras de forma ilegal em busca de dinheiro, entretanto, eles desconhecem que os efeitos econômicos da exploração duram pouco tempo, desse modo, acabam ignorando os impactos da mineração no meio ambiente, como o desmatamento e a poluição dos rios, afetando principalmente a fauna e as cumunidades próximas (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante desse cenário, é preciso que a sociedade mude a sua postura.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo apontar a deficiência legislativa como impulsionadora da conjutura. Segundo Zygmunt Bauman, as instituições zumbis são aquelas que existem, mas não cumprem a sua função. Analongamento Analogamente, o Poder Executivo se comporta como zumbi, pois falha ao não executar as leis, trazendo impactos a economia, porque como o garimpo é ilegal, não existe arrecadação de impostos e acaba sò priveligiando aqueles grupos (Reelabore essa discussão). Dessa maneira, é preciso que o Estado cumpra a legislação.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater o garimpo ilegal. Assim, cabe ao governo federal (Vírgula) órgão de maior importância no âmbito nacional, implementar fiscalizações e palestras, por meio da união dos orgãos ambientais, a fim de conscientizar as pessoas e fazer com que as leis sejam cumpridas. A partir de medidas como essa (Vírgula) será possível solucionar o infortúnio. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |