[Sem título] - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 05/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início de 2019, a cidade Brumadinho foi vítima de um desastre ambiental, ocasionado pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, que ceifou além de vidas, a vegetação local (Melhore essa construção). Contudo, casos como esse não são excessão, nos dias atuais estão cada vez mais recorrentes, sendo visível principalmente os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia. Deste modo, esse crime socioambiental prejudica não somente a fauna e flora, mas também os povos que residem na área ilegalmente explorada.

A princípio, o garimpo ilegal causa diversos prejuízos na fauna e flora. Segundo o artigo 225 da Constituição federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum”. Entretanto, esse direito é negligenciado, visto que alguns exploram da natureza para benefício econômico próprio, é o caso dos garimpeiros ilegais, além de usufruírem dos recursos naturais, deixam marcar irreversíveis no meio ambiente (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob esse viés, as atividades garimpeiras contaminam os rios deixando-os impróprios, desmatam as florestas afetando os animais nativos pois destroem seus habitats, tendo que fugir e muitas vezes são mortos. Logo, sendo de grande importância o combate dessa prática criminosa. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os povos nativos residentes nas áreas exploradas são prejudicados. É evidente que o desequilíbrio ambiental gerado pelo garimpo, (Sem vírgula) impacta no modo de vida tradicional dos indígenas, levando em conta que é baseado na caça e pesca. Outrossim, sofrem risco de vida, seja por as pelas doenças trazidas pelos garimpeiros, já que não são previamente vacinados, mas também  seja por conflitos armados. Nesse contexto, por serem locais afastados, esses criminosos se aproveitam da ausência de fiscalização para ficarem impunes, comprovando tamanha covardia, pois como disse Dalai Lama, “a violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza”. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi dito (Vírgula) fica claro que medidas são necessárias para resolução do impasse. Cabe ao Poder Executivo- órgão responsável por sancionar leis-, promover medidas mais rígidas, por meio de fiscalizações nas zonas protegidas (Vírgula) bem como da aprovação de leis eficazes, a fim de inibir o garimpo ilegal e seus impactos. Assim, seriam evitados futuros desastres ambientais como o da cidade Brumadinho. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200