Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia. Entretanto, isso não possui o justo reconhecimento devido à negligência governamental (Vírgula) pela falta de assistências mais severas (Vírgula) e a má influência midiática que aborda superficialmente; (Sem ponto e vírgula) fatos que culminam em preocupantes mazelas. Assim, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas para a plena harmonia social.
Efetivamente, conforme a Constituição de 1988, direitos básicos são assegurados à população, por exemplo, dignidade, saúde. Porém, isso não ocorre de maneira eficaz a todas as parcelas populacionais, haja vista o fato de ainda existirem altos índices de garimpo ilegal no meio ambiente e na economia com seus impactos destrutivos. Essa constatação pode ser feita, (Sem vírgula) visto que há a nítida negligência governamental perante o problema, pois não acontecem rondas policiais constantes e/ou efetivas na região Norte, principalmente no bioma da Amazônia (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, indivíduos como os indígenas sofrem maus-tratos, passam fome, sem educação, com patologias e áreas invadidas e devastadas (Melhore essa construção) como o recente caso da terra indígena Yanomami (Vírgula) que virou palco de uma tragédia desta ilegalidade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, verifica-se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação do corpo social sobre os efeitos da mineração ilícita na natureza e na economia, silencia, (Sem vírgula) ou aborda superficialmente apenas os possíveis “avanços econômicos”. Consequentemente, a sociedade permanece alienada com conceitos equivocados a respeito desse assunto e não cobram melhorias para os sofredores de tamanho descaso, e as vítimas de tal inconcesso padecem de injustiças, ameaças e óbitos. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo instituir um comitê gestor formado por um representante de cada área - Ministério da Saúde, mídias, Direitos Humanos. Essa ação se dará por meio de maior direcionamento de verbas para rondas policiais e para campanhas informativas e educativas acerca dos desafios para impedir o garimpo ilegal. Isso será feito a fim de remediar não somente ao descaso governamental, mas também a má influência midiática, contrapondo o elucidado por Bourdieu. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |