Garimpo Ilegal - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 04/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observando o cenário, (Reelabore) o garimpo é uma maneira de extrair minerais nas águas, solos e comercializá-los (Melhore a construção). Sendo o ouro o principal minério obtido pelos garimpeiros. O garimpo ilegal é praticado de forma com que ocorre muita degradação ambiental e invasão de terras indígenas. Além de não proporcionar avanço social e econômico para as sociedades. (Melhore a contextualização e formule a tese)

As populações da Amazônia sofrem com as consequências da extração abusiva do ouro em áreas da saúde e da educação, pois essas práticas não trazem benefícios economicamente e socialmente significativos (Explore mais esse argumento). O trabalho forçado é uma realidade de pessoas que sofrem com o abuso de extração de minérios, sendo minimamente recompençados.

A degradação irreversível do meio ambiente por causa do garimpo ilegal trazem consequências graves (Vírgula) como desmatamento e poluição desenfreada. Essas situações precisam ser mudadas para que ocorra um desenvolvimento positivo para as populações e para o meio ambiente. (Abordagem limitada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, muitas mudanças são necessárias, principalmente nas leis que deveriam proteger o meio ambiente e as pessoas que são forçadas a trabalhar nos garimpos. Os ministérios público e ambiental devem juntos propor modificações e criar novas leis mais rígidas, para assim proteger com mais efetividade e abranjer mais áreas afetadas pelo garimpo ilegal. (Truncamento) Pois (Víirgula) como dito por Heráclito, "Nada é permanente, salvo a mudança". (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200