A obra “Os sertões”, de Euclides da Cunha, caracteriza a condição social no interior da Bahia com a Guerra de Canudos, enfatizando as alterações promovidas no ambiente após a exploração de recursos naturais criada pelo homem. Nesse sentido, é fato que a incessante atividade humana ocasiona efeitos diversos para a qualidade de vida da população, sendo que o garimpo ilegal, prática recorrente no território da Amazônia, apresenta riscos ao meio e aos seres vivos. Diante disso, é crucial analisar os desdobramentos dessa lamentável conjuntura, enfatizando seus impactos à população. (Formule a tese)
Em primeiro plano, convém destacar a sensação equivocada de benefício que essa prática é capaz de proporcionar em termos econômicos. Nisso, é válido apontar a obra cinematográfica "Wall-E", que retrata a realidade futurista de um local alternativo ao planeta Terra devido à destruição do espaço. No filme, pessoas e empresas se apropriam dos recursos naturais na ilusão de progresso quando, na realidade, o consumismo provoca riscos a longo prazo, assim como ocorre com a atividade de garimpo, a qual acontece em meio a um cenário de desigualdade socioeconômica. Sob tal ótica, essa e outras atividades mineradoras reforçam a urgência de medidas de combate às práticas ilegais de exploração. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar, ainda, os efeitos negativos que essa prática gera à saúde de populações de áreas adjacentes a locais onde ocorrem o garimpo, dado que, (Sem vírgula) essa atividade torna-se ilegal a partir do momento em que é executada com procedimentos análogos ao que é permitido por lei, intensificando os perigos mencionados. Assim sendo, fica nítido que os distúrbios à qualidade de vida dos habitantes são, muitas vezes, impulsionados por interesses pessoais, tal como aponta o filósofo Immanuel Kant, fazendo da natureza uma oportunidade de lucrar, sem levar em conta os possíveis danos, corroborando a necessidade de mudanças nesse quadro.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fulcral que o Ministério do Meio Ambiente - como principal órgão de proteção ambiental do país - trabalhe na criação de campanhas de combate ao garipo ilegal, mediante ao auxílio de organizações privadas e ONGs (Desenvolva a sigla), acerca dos perigos dessa prática, visando conscientizar a população acerca de seus riscos diversos. Outrossim, cabe ao Congresso Nacional, (Sem vírgula) a criação de uma lei que auxilie no encerramento dessa prática, visando assegurar a qualidade de vida da população, bem como mitigar os impactos ambientais causados por essa atividade, evitando a repetição de situações semelhantes a de Wall-E. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |