Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 04/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também à nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia, problema recorrente no Brasil. Essa realidade se deve, principalmente, à negligência governamental e à insuficiência de discussões. (Muito bem. Formulou a tese)

A princípio, é fulcral atentar para a inoperância estatal como uma das origens do problema. Sob essa ótica, o filósofo Thomas Hobbes alega que o Estado é responsável por garantir o pleno bem-estar da nação, ou seja, é papel dos governantes assegurar boas condições de vida para os cidadãos. Nesse sentido, é perceptível que o poder público assume uma postura omissa quanto ao garimpo ilegal, uma vez que, apesar de ser sua responsabilidade, não promove qualquer estímulo para combater esse revés, (Evite esse tipo de construção) na qual acaba gerando diversos impactos no meio ambiente, como poluíndo rios com mercúrio, ademais, prejudicando também a economia (Melhore essa discussão). Desse modo, percebe-se que a situação é derivada da falha do governo brasileiro.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale destacar a falta de debates como uma das raízes do imbróglio. Nessa perspectiva, o filósofo Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação, isto é, discutir sobre um problema é um caminho para resolvê-lo. Sob essa perspectiva, é evidente que o garimpo ilegal e seus impactos é uma pauta silenciada, posto que a maior parte da população brasileira não tem conhecimento do assunto, já que tais informações não são disseminadas pelos grandes meios de comunicação. Logo, é inegável que a escassez de discussões sobre a questão dificulta e atrasa sua resolução. 

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, responsáveis por informar e conscientizar a sociedade, devem promover a relevância sobre os impactos do garimpo ilegal, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre o problema e, assim, "pressionar" o Estado a tomar atitudes para combater esse impasse. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200