Na contemporaneidade, o fato do crescimento notório dos garimpos ilegais vem sendo omitido e ignorado na sociedade, primordialmente no Brasil. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 — 1981) possui como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental benéfica à vida. Entretanto, a prática constante da violação das normas constitucionais nas extrações intensas de ouro e as mudanças sociais geram impactos socioambientais e humanitários. Com efeito, para solucionar o impasse, deve-se combater a omissão estatal e fortalecer a dignidade do meio ambiente. (Formulou a tese)
É imperioso destacar, em primeiro plano, que as lacunas estatais são o principal motivo do óbice. Segundo postagem da Aliança em Defesa dos Territórios, o avanço do garimpo ilegal está relacionado à ausência de fiscalização, displicência das autoridades, normas frágeis e vulnerabilidade das áreas exploradas. A insuficiência de fiscalizações regidas pelo Estado provocam um aumento significativo na repercussão da ecologia e na economia brasileira, que afetam diretamente o desenvolvimento do país e ameaçam a população que vive nos arredores dessas áreas exploradas (Delimite e explore de modo mais produtivo), como é no caso dos povos Yanomami.
(Melhore a estratégia coesiva) Cumpre mencionar que muitas das pessoas que trabalham e colaboram com o aproveitamento abusivo da disponibilidade de recursos minerais não possuem condições financeiras suficientes e dependem do garimpo para se sustentar. Lamentavelmente, nem todos os brasileiros nascem com uma segurança financeira estável e um conforto digno. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o filósofo alemão Hans Jonas, o ser humano tem a responsabilidade pela preservação da ambiência e pela garantia da existência de futuras gerações em um planeta preservado. É explícito que a incompreensão da própria agregação de cidadãos ao debater sobre a natureza e o jeito de tratá-la é remetido à conformidade sobre o seu cenário precário hodierno. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, cabe ao Estado e ao Ministério do Meio Ambiente promoverem uma maior inspeção e o devido supervisionamento e carregamento da circulação de leis que defendem o meio ambiente, além da prática constante do conhecimento, para promover a relevância da negligência ambiental, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Assim, o quesito será intermediado no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |