Durante o ciclo do ouro no Brasil, a busca por pedras preciosas foi excessiva (Vírgula) tornando-se até proibida devido às consequências econômicas na sociedade. Nesse contexto, é notório que os impactos causados pelo garimpo ilegal são recorrentes na contemporaneidade. Assim, nota-se a omissão legislativa, como também a falta de infraestrutura desencadeando a problemática citada. (Formulou a tese)
A princípio, vale ressaltar a inoperância pública como fator agravante do cenário retratado. Conforme a Constituição federal de 1988, artigo 225, é garantido a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Mediante isso, entende-se que o poder público irá defender e preservar a natureza para as gerações futuras. No entanto, é perceptível o desmazelo com que são tratados os cidadãos em relação a atividades ilegais, já que devido a tais atividades o meio ambiente e a população ficam prejudicados, evidenciando a falta de contundência da lei. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe salientar o déficit da infraestrutura perpetuando os imbróglios argumentados. De acordo com o portal de notícias G1, a Polícia Federal realizou seis operações contra o garimpo em 2023 em menos de um mês (Vírgula) na Amazônia. Mediante o exposto, nota-se que muitos cidadãos acabam buscando os trabalhos informais mesmo que seja ilegal para sobreviverem, visto que há uma falta de aparamento de órgãos competentes (Melhore a construção dessa discussão). Logo, é preciso que haja o revertimento de tal circunstância, obtendo uma melhor infraestrutura econômica e social
(Boa estratégia coesiva) Portanto, há a urgência de solucionar o quadro central na sociedade brasileira. Destarte, é necessário que o governo federal zele pela veracidade da Constituição Federativa, utilizando a fiscalização para localizar os garimpos ilegais, atuando nas principais áreas do país usando aparelhos tecnológicos para facilitar a operação, por exemplo drones. Logo, toda ação deverá ser feita junto ao Ibama, órgão de maior importância ambiental, para efetivar o solucionamento do problema social. Espera-se, com essas medidas a erradicação dos impactos da atividades ilegais no meio ambiente, obtendo-se uma sociedade soberana e democrática. (Faltou apresentar o meio)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |