O garimpo ilegal é umas das razões de grande impacto ambiental no Brasil, desmatamento de florestas, contaminação da água, destruição de terras (Vírgula) e sua atividade também inclui invasão de propriedade privada para seu feito ilegal.
Essa atividade tem sido muito movimentada no Pará e corre riscos de todo o brasil ficar sem luz por conta disso, isso porque essas atividades vêm acontecido acontecendo perto de torres de energia conectadas com outras regiões e causa medo nos habitantes pelo risco da falta de energia. (Reelabore. A discussão precisa ser desenvolvida com clareza. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Essa movimentação vem acontecendo para extração de ouro nas terras do Pará e pesquisas aprontam que a terra arrancada seria equivalente a 300 campos de futebol, (Melhore essa construção) um potencial completamente arruinado pelo garimpo ilegal. Como as atividades são perto de torres de energia, os próprios garimpeiros correm o risco de acidente com choque elétrico (Repetição de ideias). Fazendeiros que permitem essas atividades por perto consegue lucro com o material obtido, sendo assim, lavagem de dinheiro, crimes ambientais e organização criminal.
(Melhore a estratégia coesiva) A atividade já seria monitorado pela policia, que tiveram teve que parar algumas máquinas e apreendido apreender ouro da extração, o ouro seria encaminhado para laboratório afim a fim de análise do material para descoberta da sua origem junto com mais informações, por tanto, se esse crime for notado por moradores, ela precisa ser denunciada para não resultar em danos. (Reelabore)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final | 280 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |