O garimpo ilegal é um problema crescente no país, mais específicamente na Amazônia brasileira, e seus impactos afetam diretamente as comunidades tradicionais e os povos indígenas. (Parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
É de conhecimento comum que essas atividades ocorrem, na maioria das vezes, próximo ou em terras indígenas, locais com fiscalização mínima ou inexistente que pudessem coibir tais ilegalidades. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)
O artigo 225 da Constituição federal de 1988 (Vírgula) que versa sobre leis ambientais (Vírgula) define a importância de manter o ecossistema estabilizado através da preservação ambiental (Vírgula) com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é evidente que essa atividade ilegal deixa um rastro de destruição por onde passa (Vírgula) já que os garimpeiros precisam usar o mercúrio para separar o ouro de outros materiais e este metal é altamente tóxico à saúde, pois ao ser lançado ao solo, na água e no ar, contamina a fauna, a flora e os seres humanos. Além disso, o garimpo ilegal provoca o aumento do desmatamento e assoreamento dos rios como consequência da utilização de retroescavadeiras ao longo de suas margens.
Um estudo do Instituto Escolhas (Vírgula) no ano de 2021 (Vírgula) demonstrou que a exploração do garimpo não traz avanços econômicos significativos e estáveis para a população, os resultados são breves e não promovem mudanças na realidade local. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Para minimizar os impactos econômico/sócio-ambientais socioambientais causados pelo garimpo ilegal (Vírgula) é preciso encontrar um equílibrio equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade, ampliar a fiscalização, criar protocolos emergenciais, efetuar o descarte correto de resíduos e leis mais rígidas via Congresso Nacional (Vírgula) com a participação da sociedade conforme preconiza a Constituição federal de 1988, artigos 5 e 196 (Vírgula) que versam sobre direito à vida e à saúde de todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |