Quando se descobriu que havia ouro no Brasil, muitas pessoas migraram para a prática de exploração desse minério, com o passar dos anos essa prática foi proibida. E é nesse contexto que entram os impactos negativos do garimpo não legalizado, sem os materiais e recursos necessários à natureza e até a economia sofrem graves danos (Melhore essa construção). (Melhore a contextualização e formule a tese)
Para que se realize a extração dos minérios em suma maioria das vezes é necessário desmatar as árvores para que se possa ter mais espaço para que seja feita a escavação do ouro ou de outros materiais preciosos, e esse desmatamento ocorre de forma deliberada, com o uso de máquinas que poluem o meio ambiente em que o homem vive. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O homem não pensa de forma consciente ao realizar esse desmatamento, ele pensa apenas no lucro que futuramente poderá ter, muitas vezes, pessoas que realizam a atividade do garimpo desperdiçam anos de seus vidas em busca de riquezas que nunca encontram, e colocam sua saúde em risco se expondo à poluição, insolação, e até em possíveis bactérias que podem estar presentes nesse ambiente que é ilegal. (Reestruture a discussão. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo um provérbio indígena “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” (Melhore a coesão) logo o homem devia tomar consciência de seus atos e não realizar essas práticas que trazem diversos impactos negativos para si próprio e para o ambiente em que ele habita. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |