No art. 6º (Vírgula) da Constituição federal, a moradia e a assistência aos desamparados é um direito fundamental do cidadão brasileiro. Entretanto, muitos brasileiros não usufrui usufruem desses direitos ativamente, resultando em um déficit habitacional no Brasil. Diante disso, deve ser levado em consideração as consequências do êxodo rural e o desemprego. Portanto, cabe a análise da problemática. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, o êxodo rural é um processo de saída de pessoas do campo para a cidade. A modernização agrícola, concentração fundiária e busca por melhores condições são algumas de suas causas. No entanto, o crescimento desordenado das cidades provoca diversos problemas, entre eles, o aumento no desemprego, levando muitas famílias a viverem em péssimas condições de vida. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o número de desempregados no Brasil é de 10,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Como consequência, o desemprego expõe milhares de brasileiros à a condições precárias. Com a falta de renda, torna-se inviável a sustentação em uma moradia digna, ocasionando a busca por refúgio em lugares em péssimas condições habitacionais e sem saneamento básico. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Como acabar com o déficit habitacional no Brasil? (Evite esse tipo de construção) Com a ampliação de melhorias habitacionais. Portanto, conclui-se que, (Sem vírgula) será possível mediante ao investimento do governo, parcerias público-privadas para financiar construções de moradias acessíveis, usando materiais sustentáveis, desenvolvendo treinamento e capacitação de profissionais da comunidade. Somando a isso, ações de negociação por parte das políticas habitacionais para que sejam usados prédios abandonados em projetos sociais do governo, visando em conceder melhores condições de moradia e de vida para as pessoas. (Nã apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |