Como acabar com o déficit habitacional no Brasil? :D M - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 25/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal (Vírgula) em seu art. 6 (Vírgula) assegura o direito à moradia. Este artigo não diz respeito somente sobre possuir um teto sobre a cabeça de cada cidadão, mas sim um lugar que forneça segurança, saúde, luz, saneamento básico,e tudo o que é digno para um ser humano. A qualidade da habitação deve ser exercida com excelência, para que nenhum incidente ocorra, como em maio de 2018 em São Paulo na rua. Paissandu, no qual um prédio desabou (Reelabore), justamente porque este necessitava de reformas por ser uma construção mais antiga, mas este dever foi negligenciado . (Melhore a contextualização do tema)

É necessário que seja tomada uma providência contra o déficit habitacional brasilero, visto que essa deficiência acaba gerando risco à saúde ou até mesmo à vida da população que se encontra nesta situação. Mas, como as pessoas acabam se estabelecendo em moradias precárias se há domicílios suficientes para todos? Primeiramente, é válido ressaltar a desigualdade social, o que dificulta a classe média e baixa a adquirirem uma habitação de qualidade; e a segunda causa é o valor inacessível aos imóveis.
54 milhões de pessoas, o equivalente a 34,5% da população urbana, ainda vivem em condições de moradia inadequadas, porque não possuem um salário que possa bancar uma casa própria ou até mesmo um imóvel decente para alugar; e muitas vezes essa parte da população constrói sua própria casa, o que pode acarretar em problemas futuros caso esta seja construída de forma irregular. Além disso, o domicílio também pode ser construído em terreno inapropriado como barrancos, que podem levar a deslizamentos, ou beira de rios, que em épocas de chuva podem levar a inundação. Pode-se notar claramente esse cenário nas favelas, e que segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima-se 5,8 milhões de domicílios nestes locais. (Delimite as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Outro dos desafios que o povo brasileiro atualmente enfrenta são os impostos imobiliários custosos e o valor elevado de compra e aluguel de imóveis. Os valores estão muito acima do que realmente as propriedades valem, o que contribui consideravelmente no aumento do déficit de habitação em razão de que, (Sem vírgula) boa parte da massa não tem condições de saldar tais dívidas, devido ao alto valor. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Algumas soluções que poderiam ser implementadas para enfrentar o déficit habitacional no Brasil incluem: fornecer opções de moradia mais acessíveis para pessoas e famílias de baixa renda, especialmente em áreas urbanas; incentivar os desenvolvedores a construir unidades de aluguel mais acessíveis; e desenvolver novas políticas e programas destinados a reduzir a demanda por imóveis residenciais, como incentivos fiscais ou subsídios para residentes de baixa renda que desejam comprar uma casa. Logo, cabe a nós e ao governo mudarmos o destino do nosso país. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200