[Sem título] - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 24/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". No entanto, é preciso sanar a deficiência habitacional no Brasil hodierno, como condição essencial para que esse princípio seja cumprido, visto que tal condição compromete o bem-estar dos brasileiros. Por isso, faz-se imprescindível discutir sobre a raiz histórica e a desigualdade social, principais impulsionadores da problemática. (Formulou a tese)

É válido destacar, inicialmente, que a inadequação nas condições de acesso à moradia digna é um aspecto da história do país. Isso porque não houve no território um planejamento urbano que organizasse o espaço tendo em vista a ocupação de todos os habitantes, sem deixar de atender suas necessidades básicas.Um exemplo disso foi que, após a na década de 50, no governo de Juscelino Kubitscheck, após a construção de Brasília moldada para ser a capital do país, muitos trabalhadores fixaram-se nos arredores da cidade em casas improvisadas, fora do projeto inicial do distrito.Por conseguinte, essas moradias irregulares agravaram problemas urbanos como a falta de saneamento básico e segurança pública.Dessa forma é urgente uma mudança para quebrar os paradigmas estabelecidos por essa herança.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as disparidades sociais são refletidas nas condições habitacionais do Brasil.Esse cenário é explicado pelo poeta Ariano Suassuna ao afirmar que existe uma injustiça secular que dilacera a nação em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos.Esse impasse ocorre pois os cidadãos de menor poder aquisitivo não possuem recursos para adquirir imóveis em locais adequados, sem riscos de desastres naturais onde possam ter os seus serviços básicos, como água e esgoto atendidos.Subsequentemente, esses cidadãos são obrigados a ocuparem periferias em condições insalubres.Logo, é indispensável que esse desequilíbrio nas estruturas sociais seja reduzido.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário mitigar o "déficit" habitacional no Brasil. Para isso, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, responsável por fomentar o aprimoramento de cada região do país, em parceria com a Secretária de Obras dos estados e municípios, deve criar políticas públicas para atender aos serviços de saneamento de localidades periféricas desassistidas, com o objetivo de oferecer melhorias a qualidades de vida de seus habitantes. Além disso, a Secretaria Nacional de Habitação, com a iniciativa privada, deve expandir o acesso à moradia, com a ampliação dos programas de financiamento imobiliário, oferecendo incentivos fiscais as empresas que colaborarem com a causa, e implementação de casas populares, para facilitar a aquisição de um domicílio legítimo pelas classes sociais mais desfavorecidas.Com essas medidas, a diretriz supracitada, estabelecida pela Declaração Universal do Direitos Humanos (Vírgula) será efetivamente cumprida no Brasil.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200