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Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 24/08/2023

Status:

Corrigida
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Na obra “Utopia” (Vírgula) de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, que não possui mazelas sociais. Contudo, fora do universo literário, não é uma realidade, levando em conta o impasse existente na atualidade que precisa acabar, o déficit habitacional no Brasil. Deste modo, a falta de políticas públicas implicam no agravamento do problema, tendo como consequência impactos sociais. (Formule a tese com mais clareza)

A princípio, é notória a falta de medidas políticas para resolver o problema. O direito à moradia digna é garantido pela Constituição federal, segundo o Art. 6 “direitos sociais a educação, a saúde, a segurança e a assistência aos desamparados”. Entretanto (Vírgula) apesar de ser um atributo garantido por lei, é negligenciado pelo Estado que não coloca em prática. Além disso, a pouca oferta de habitações diante da grande procura, (Sem víirgula) encarece os valores, dificultando a compra ou aluguel de casas por pessoas de baixa renda, que acabam ficando desabrigadas. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o déficit habitacional gera impactos na sociedade. De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 45 milhões de brasileiros não possuem moradia digna. Nesse contexto, muitas pessoas optam (Vírgula) devido ao baixo custo, por habitações precárias, construídas em locais inapropriados, ficando mais suscetíveis a desabamentos. Outrossim, esses locais são carentes de serviços básicos como tratamento de água e esgoto, sendo assim, mais propensos a proliferação de doenças, gerando sobrecarga na saúde. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi dito, fica claro que medidas são necessárias para resolução do impasse. O governo federal (Vírgula) juntamente aos governos estaduais e municipais, deve aumentar a disponibilidade de moradias dignas para pessoas de baixa renda- visto que são as mais afetadas-, por meio da criação de programas sociais como o “Minha casa, minha vida”, a fim de atenuar o déficit habitacional. Assim, teríamos uma sociedade semelhante à a de Thomas More. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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