[Sem título] - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 24/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, retrata a injustiça social da França do século XIX. Fora da ficção, no Brasil do século XXI, percebe-se um contexto semelhante ao da trama: a injustiça impera no que tange o déficit habitacional no Brasil, criando, na realidade, um problema que carece de denúncia e intervenção. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: priorização do lucro e a passividade do Estado. (Formulou a tese)

A princípio, é válido ressaltar que a priorização do lucro é a principal razão para o crescimento do déficit habitacional no Brasil. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 13% dos imóveis no país estão vazios. Nesse sentido, é nítido que a especulação imobiliária desenfreada tem tido impactos nocivos na sociedade brasileira, visto que o preço dos aluguéis tem crescido de forma desproporcional aos salários da população, como a marginalização urbana. Logo, é crucial haver uma intervenção nessa realidade, para que o déficit habitacional diminua e propicie melhores condições de vida a população.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da passividade do Estado. A Constituição federal de 1988, lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos, garante a moradia como direito inerente aos cidadãos brasileiros. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão do déficit habitacional no Brasil, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse. 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que é necessário que as prefeituras, em parceria com o governo do estado, proporcionem a criação de novos programas habitacionais como o "Minha Casa, Minha Vida" (Vírgula) a fim de diminuir o déficit habitacional no Brasil. Assim se consolidará uma sociedade mais justa que não espelhe a obra de Victor Hugo. (Apresente o meio/modo)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200