Combate ao déficit habitacional no Brasil - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 23/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1998, o Brasil instituiu uma nova Constituição. (Truncamento) Sendo essa Suprema na classe hierárquica de leis. (Truncamento) A qual possuía. (Sem ponto final) como um dos pontos oficializados: a garantia de moradia a todos os cidadãos. Porém, no ano de 2023, ainda é possível encontrar indivíduos que não possuem esse direito ou ainda estão em situações habitacionais inadequadas. Em meio a isso, surgem movimentos sociais que lutam por esse direito, como também campanhas governamentais e medidas sociais para auxiliar a parcela populacional que se encontra em moradias inadequadas.

O MTST, Movimento Trabalhador Sem Teto, possui por fundamento reivindicar o direito exposto pela maior lei nacional. Para isso, diferentes medidas foram adotadas, como os protestos e discussões políticas em busca de um consenso. Outra forma mais incisiva é por meio da ocupação de imóveis inabitados e terras livres. O governo também promove o programa "minha casa, minha vida" que é responsável por ajudar diversos brasileiro a conquistar em sua própria moradia e o afastamento de situações habitacionais precárias. (Apenas expõe)

(Melhore a estratégia coesiva) O IBGE levantou uma pesquisa que demonstra uma melhor qualidade de vida e renda para a população que está localizada nos centros urbanos. Mas devido ao alto custo de vida, a maior parte delas está localizada na região periférica. Em alguns casos, a situação de moradia não conta com serviços saneamento básico e está presente em lugares de risco a desabamento, enchentes e desmoronamento de encostas. Alguns programas sociais buscam ofertar melhores oportunidades a esses indivíduos como oficinas e educação técnica gratuita.

(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil é um país que não consegue garantir os direitos a todos seus membros, mas busca garanti-los em processos menores. É importante que os programas sociais continuam a ser ofertados e aprimorados ao decorrer do tempo sem que haja um retrocesso. Dentro desse cenário, destacam-se a importância de reivindicação de movimentos populacionais, não só garantindo esse direito, como também a representatividade de diversas pessoas. A busca em sanar o déficit habitacional não é somente garantir uma casa, mas garantir segurança e justiça a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Explore mais as ideias apresentadas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200