No documentário "tetos de lona", nos mostra a realidade de algumas pessoas que não têm apoio e, (Sem vírgula) é possível observar a vida de algumas pessoas acolhidas pelo MTRS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), como eram antes e depois (Melhore a construção dessa ideia). No Brasil existem muitas pessoas que não possuem um local adequado para morar por não conseguirem salário o suficiente.
Vale acrescentar que o déficit habitacional brasileiro, (Sem vírgula) é calculado com o levantamento de pesquisas feitas por um determinado número de casas observadas, olhando o ambiente em que cada família reside. Segundo alguns pesquisadores, algumas das prováveis causas dos déficits brasileiros é a desigualdade social. No Brasil, a cada 100 domicílios no país apenas 13 estão desocupados propensos para moradia. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só é considerado desocupado quando se possui a certeza de que não há morador. (Reelabore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar que o déficit do país aumentou com a chegada da pandemia de 2019, onde muitos indivíduos não foram capazes de trabalhar o suficiente para se sustentar. Fora que a economia, não apenas do Brasil, colapsou devido aos 3 (três) anos que se seguiram. Lembrando também dos auxílios disponibilizados pelo governo para ajudar estes indivíduos durante este período. Mas (Ideia de truncamento) ainda assim não conseguiu se estender a todas as pessoas do país.
(Boa estratégia coesiva) Para ajudar a reverter aos poucos este cenário, as prefeituras locais podem disponibilizar mais fiscalizações pelos locais, como também redes elétricas e hidráulicas para as casas. É também notório que há locais cabíveis para construções de novas residências, que deixam o ambiente, (Sem vírgula) muitas vezes sem utilidade. Outra medida seria a ajuda para os aluguéis das residências atrasados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |