Segundo a CF/88, art. 6º, a moradia é um direito social, a residência deveria representar a proteção do cidadão. Desde a Idade Média, as pessoas se preocupavam com a segurança no lar, isso acontecia quando os servos procuravam os nobres para trabalharem em suas terras em troca de moradia e proteção dos feudos.
O déficit habitacional é um problema que o Brasil enfrenta já há algumas décadas, e afeta não só a vida desses cidadãos que não possuem um lar, mas toda sociedade brasileira. (Reelabore as discussões iniciais)
A desigualdade de renda é uma característica marcante do Brasil, resultando em grupos significativos da população que não tem condições financeiras para adquirir ou alugar moradias dignas. A ausência de políticas habitacionais robustas e bem executadas por parte do governo contribui para agravar o déficit habitacional. A burocracia, a falta de investimento adequado. (Reestruture. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de moradias adequadas leva muitos brasileiros a viverem em condições precárias, muitas vezes em comunidades e assentamentos informais, sem acesso a serviços básicos como água potável, saneamento e energia elétrica. Isso tudo contribuindo para o aumento da pobreza e desigualdade social. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo deve implementar políticas habitacionais voltadas para grupos de baixa renda, oferecendo subsídios. A colaboração entre o setor público e privado pode impulsionar a construção de moradias acessíveis, especialmente em áreas urbanas de alta demanda. E também incentivar uso de materiais e práticas sustentáveis trazendo custos menores e impactos positivos ao meio ambiente. Mas (Evite usar essa conjunção em início de frase. Ideia de truncamento) é necessário que o salário do cidadão seja compatível com a inflação, digno de ter moradia, saúde, segurança e alimentação, só assim poderemos começar a construir um país melhor. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |