"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", esses são os célebres versos do poeta Carlos Drummond, os quais fazem referência aos problemas enfrentados constantemente. Lamentavelmente, o Brasil assemelha-se à pedra alegórica do modernista, visto que o crescente déficit habitacional impede a progressão social. Esse cenário antagônico é fruto tanto das raízes históricas, quanto da inoperância estatal. Logo, é primordial a análise desse estorvo. (Formulou a tese)
De início, é fato que, infelizmente, as raízes históricas fomentam o crescente déficit habitacional. Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1930, o solo canarinho começou a se industrializar, corroborando com a migração interna e o êxodo rural, onde as pessoas buscavam por melhores condições de vida, todavia, houve um crescimento de ambientações não planejadas para o alojamento delas. Sob esse viés, vê-se que o plano atual é um reflexo desse processo histórico desordenado. (Truncamento) Como, por exemplo, as favelas que servem como moradia para as classes sociais baixas são decorrentes desse mau planejamento urbano. Em decorrência disso, ocorre uma diminuição da qualidade de vida (Vírgula) além de dificultar a ascensão social. Destarte, é fulcral a análise do passado para reverter o presente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, sabe-se que a inoperância estatal impacta na desqualificação das moradias. Durante o período da redemocratização brasileira, em 1988, ocorreu a promulgação de uma nova Constituição, a qual instituiu o direito à moradia como inerente a todos os cidadãos. Sob essa ótica, observa-se que essa lei não é posta em prática, dado que a ausência de políticas públicas inibe a aplicação do artigo de forma legítima. Exemplificando, a falta de investimentos em áreas qualificadas, saneamento básico e manutenções periódicas nos ambientes marginalizados corroboram com esse cenário. Consequentemente, há a proliferação de doenças, além de impedir o desenvolvimento da infraestrutura do país. Dessa maneira, é mister a atuação do governo nesse quesito.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, soluções são necessárias para diminuir o déficit habitacional no Brasil. Urge que o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, uma vez que é o órgão de maior competência política para tal assunto, invista na construção de ambientações qualificadas, além de reestruturações frequentes, através do uso de políticas públicas junto ao estudo histórico do território nacional, a fim de que a lei prevista na Carta Magna seja posta em prática e promova um acesso digno de vida para todos as camadas da sociedade. Sendo assim, a pedra alegórica de Drummond será retirada do caminho e possibilitará uma passagem ampla. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |