O déficit habitacional é colocado como um problema histórico no Brasil, já que, devido a fatores econômicos ou sociais, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica se veem obrigadas a migrarem de região e passam a morar em lugares improvisados ou rústicos, coabitarem com mais de uma família e ou pagarem aluguéis que comprometem um percentual elevado da renda, tais fatores são analisados para compreender o déficit no Brasil. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização)
Atualmente, foram divulgados dados do senso realizado no ano de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais trouxeram informações preocupantes sobre o tema, como o número de déficit no Brasil, que corresponde a 7,8 milhões de moradias e o número de 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios ou subutilizados. Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traz que 20% dos domicílios do país não estão ocupados, o que já mostra que não é falta de moradia, mas de políticas que unam pessoas em situação de risco domiciliar aos domicílios disponíveis. (Apenas expõe)
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse sentido, é possível trazer que há uma ausência ou ineficiência nas políticas públicas que do país (Melhore a construção de sentido), já que há um problema, uma solução, porém essa última não é aplicada por meio de aluguéis sociais, política que possibilitaria tanto melhorar a qualidade de vida dos moradores em situação de risco como movimentar mais a economia por meio do pagamento de um valor ao (a) proprietário(a). (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Outro meio, isso para o médio e longo prazo, é implantação de políticas que combatam as desigualdades sociais no Brasil que comprometem diretamente a renda, como o sistema tributário que compromete, o qual tem maior percentual sobre renda, assim quem ganha menos acaba pagando mais impostos proporcionalmente, desse modo tem menos renda para investir em educação, estruturação da moradia ou mudança para locais mais apropriados. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é possível sintetizar que o déficit habitacional tem como cerne a falta de política públicas que possibilitem aos que precisam acesso à moradia digna no curto prazo e revisão de medidas que diminuam as desigualdades sociais como a revisão do sistema tributário que atualmente compromete os pobres. Desse modo, é necessário pensar em soluções de curto prazo, como aluguéis sociais e conscientização das pessoas que são donas dos imóveis para não colocar valores abusivos e pensar em soluções de longo prazo, como educação e meios para acabar com as desigualdades sociais. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um planejamento textual. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |